O perfil profissional e o mercado de tecnologia de informação foram temas debatidos por empresários do setor de informática de Frederico Westphalen e Chapecó (SC) no I Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI), na noite de ontem, 10, no auditório do Colégio Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria (CAFW).
oram convidados diferentes seguimentos do mercado de informática, com o objetivo de traçar o cenário atual do mercado e dos profissionais. Os seguimentos presente na mesa redonda para o debate são de suporte técnico e revendedora de suprimentos; desenvolvimento e suporte de software para setor público (prefeituras) e outra que atende ao segmento do agronegócio e uma última do setor de fornecimento e suporte de acesso à internet.
Diante dos olhares atentos dos alunos e profissionais do ramo, os convidados foram unânimes em afirmar que há muitas vagas no mercado, mas só conhecimento não é suficiente para conquistá-las e permanecer no mercado. “É fundamental ter perfil adequado às atividades e funções. O profissional precisa saber trabalhar em equipe, saber portar-se no ambiente de trabalho, ser pró-ativo, ter respeito e boa comunicação com os colegas e clientes. Tudo para oferecer o serviço de acordo com as expectativas de cada um,” afirmou o proprietário da Jonnes Informatização, Jones Fernando Castelli. Nesse sentido, o gerente de projetos da ControlSoft, Kurt Scheneider acrescentou que “todo profissional vai precisar da teoria que aprendeu na faculdade, mais cedo ou mais tarde. Mas é preciso ter conhecimento amplo, por exemplo, sobre política, legislação e ter domínio do inglês. Deve estar aberto para aprender coisas novas. Não deve ter medo de arriscar, precisa ser empreendedor.”
Sobre o empreendedorismo e as oportunidades na área de Tecnologia de Informação, as colocações apontaram haver indicadores promissores para os futuros profissionais. Conforme o Sindicato das Empresas de Tecnologia de Informação do Rio Grande do Sul, por exemplo, quanto à vagas de trabalho, só no estado são mais de 4 mil vagas em aberto em 2010. Dados que comprovam a existência de espaço para atuação de mais profissionais, não só nestes segmentos presentes no evento, mas em toda a área de tecnologia de informação. De acordo com o gerente e sócio da Tchê Turbo Luiz Bastian Júnior, “empreendedores são aqueles que buscam resolver os problemas e não somente apontá-los”. Por outro lado, sobre abrir a própria empresa, José de Almeida Quadros, da Digifred, alertou “que aqueles que estão pensando em montar seu próprio negócio na área de TI precisam ter conhecimento técnico, e principalmente um plano de negócios. É por meio do plano de negócio que define onde deseja chegar e o que é preciso para chegar lá. Por meio dele, permite ter uma visão macro e os riscos reais”. E, aqueles que buscam espaço como profissional, sugeriu se prepararem bem e com muito amor, pois é uma profissão que demanda entrega e dedicação total. No entanto, Jones Fernando Castelli motivou os estudantes a não terem medo do mercado, "se tens uma idéia e um sonho vá em frente, persistam. Não é fácil, pois se fosse não seria tão compensador".
Foi debatido, ainda, sobre as características de cada empresa, segmento, formação de preço, estratégias e desafios frente às necessidades de adaptação às mudanças de mercado.
Os professores que conduziram esse debate, Joel da Silva e Roberto Franciscatto, desafiaram os empresários a criarem parcerias com a universidade na intenção de ampliar e fortalecer esse mercado, no estilo “ganha-ganha”. Proposta que animou os participantes, pois de acordo com eles na região é muito complicado esse relacionamento empresa versu cliente, e com o auxílio dos cursos de TI poderiam levar conhecimento à comunidade para mudar a realidade atual, na qual, muitos dos empresários, que necessitam da informática, ainda a consideram um despesa e não uma solução”.
O segundo dia de palestras da Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação, ocorreu na noite de ontem, terça-feira, 9, no auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). O evento, que ocorre até dia 11, faz parte do I Encontro Anual de Tecnologia da Informação organizado pelos professores e alunos dos cursos superior e tecnológico do CAFW. Os temas tratados foram a tecnologia WiMAX e Cloud Computing.
O primeiro tema, A tecnologia WiMAX como opção para o sistema 4G no Brasil e no mundo, foi discutido pelo professor assistente da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e estudante Phd sobre comunicação de dados em redes sem fio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cristiano Bonato Both. Both afirma que a quarta geração já é uma realidade nos Estados Unidos e no Japão, onde os usuários demandam a tecnologia para, por exemplo, acessar a internet estando em um trem em alta velocidade. Apresentou diversos conteúdos relacionados ao tema principal, como, por exemplo os aplicativos para sistema 4G, como Apple Store, Android, Mee Go, Paln e Web Os. Buscou diferenciar WPAN, WLAN, WMAN, WRAN, WWAN, além de exemplificar o termo “internet das coisas”. Afirmou que WiMAX é o apelido dado à tecnologia IEEE 802.16, a qual irá garantir qualidade de serviço, evitando os atrasos de transmissão da internet em comparação às outras formas de transmissão de informação. O grande entrave existente, neste momento, para a efetivação do uso dessa tecnologia no Brasil, é a falta de decisão do Congresso quanto à aprovação ou não do Plano Nacional de Banda Larga, que em tese deverá ser votado antes de 2011. Ao finalizar sua palestra, Both incentivou os estudantes a serem criativos e a não desistirem de seus sonhos, pois “o Brasil e o mundo precisam de pessoas que sonham, corram atrás e realizem seus ideais.”
O segundo tema foi explanado pelo Analista de Tecnologia da Informação e professor do Centro de Ensino Empresarial (CEEM)/Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Pires Barbosa, através da palestra sobre Cloud Computing – O futuro ou só uma “onda passageira”? Barbosa apresentou o conceito de Cloud Computing _ “paradigma de computação em larga escala disponibilizada sob demanda”_, os tipos de serviço, o resumo das principais plataformas de serviço e aplicações. Em sua explanação, afirmou que há grande resistência por parte das empresas em utilizar o Cloud Computing, o que é algo compreensível e natural. “Mas que essas barreiras serão quebradas à medida que os serviços vão sendo oferecidos e gerarem resultados financeiros compensadores,” acrescenta Barbosa.
Os assuntos discutidos são muito importantes, pois constituirão o futuro inevitável e não muito distantes, para um prazo de no máximo 5 ou 10 anos, salienta Both. Embora, não se saiba quando o Brasil terá estrutura e legislação que dê respaldo aos mesmos, de acordo com ambos os palestrantes. Conforme o colocado em ambas as paletras, se antecipar o futuro é o segredo para consquistar o mercado, "é bom que se saiba que são essas as perspectivas e novidades do mercado de tecnologia de informação" afirmou a professora Teresinha Letícia da Silva.
"O limite no mundo virtual é a criatividade, qualquer um pode ler, comentar, publicar e espalhar informação", afirma o prof. Joel da Silva durante palestra no I EATI
A Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação teve início às 20 horas, na noite de ontem, Informação, no auditório do Colégio Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (CAFW), com a palestra Entendendo a Web 2.0. Faz parte do ciclo de palestras do I Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI), evento institucional, que vai até dia 11. Foi organizada pelos professores Bruno Batista Boniate e Teresinha Letícia da Silva, em parceria com os alunos membros do Diretório Acadêmico representado pelo presidente Antônio Augusto Foletto do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.
O palestrante da noite foi o professor Joel da Silva, Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Silva conta em seu currículo com trabalhos sobre Sistemas de Informação, Sistemas de Suporte à Decisão, OLAP, SIG, Data Warehouse, OLAP Espacial (SOLAP) e linguagens de consulta para SOLAP. Também possui experiência nas áreas de desenvolvimento de software e Gerência de Tecnologia da Informação. Atualmente é docente do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Buscando ser o mais didático possível, o professor direcionou a palestra aos estudantes dos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI), Técnico em Informática, ambos ministrados no CAFW e para empresários e profissionais da área que atuam em Frederico e Região. Em Entendendo a Web 2.0 apontou as características dessa geração da Web, contextualizando o público para os próximos dias de palestras. Apontou que a principal vantagem da Web 2.0 é a facilidade de encontrar, gerar, filtrar e organizar as informações. No entanto, colocou que o problema principal é a dificuldade de gerenciar as informações, devido ao grande volume de produção, nem sempre confiável. Ressaltou que esta área é um grande mercado em potencial a ser explorado, mas depende de “idéia original, útil ou que prenda a atenção do usuário, que seja solução de problemas, gere renda ou pura diversão”.
Na abertura do evento, o professor Roberto Franciscatto comunicou aos presentes a perspectiva de abrir o primeiro curso de pós-graduação MBA em Gestão de Tecnologia de Informação. De acordo com o projeto dos docentes de TSI, o Colégio Agrícola conta com professores doutores em número suficiente para este fim e estrutura necessárias para oferecê-lo. Ainda acrescentou que o curso poderá ser feito por graduados em Administração, Contabilidade e áreas a fins à Tecnologia de Informação. Em sendo aprovado pela UFSM, a previsão é que em janeiro sejam abertas às inscrições para seleção e no início de março comece as aulas.
As inscrições poderão ser feitas com o Diretório Acadêmico de Sistemas Para Internet ou na Secretaria de Cursos Superiores do CAFW no periodo de 3 a 8 de novembro.
Poderão também se inscrever na hora para palestras separadas, com o valor de R$ 5,00 cada uma.
Para mais informações: eati@cafw.ufsm.br
EATI © 2010. Todos os Direitos Reservados. | administrar
Desenvolvido por GutoFoletto | Paulo Henrique